sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dois anos após doping, Lucimara e Bruno ressurgem com ouro na pista

Campeã do heptatlo dedica vitória ao ex-técnico Jayme Neto, banido após o escândalo dos testes positivos. Vencedor dos 100m diz não ter mágoa

Por Amanda Kestelman São Paulo
Foram dois longos anos de espera para poder sentir de novo o frio na barriga antes de uma competição. Mesmo assim, Lucimara Silvestre mostrou que sabe passar por obstáculos e ficou no topo do pódio da exaustiva prova do heptatlo no Troféu Brasil de Atletismo, com 6.074 pontos, nesta sexta-feira.

Lucimara Silvestre ganha prova do heptatlo no trofeu brasil (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com) 
Lucimara Silvestre desaba após a desgastante prova do heptatlo (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)
 
Após a última prova do conjunto de sete, os 800m rasos, Luciamara não conseguiu mais esconder o cansaço físico e emocional que carregava. Em um misto de desabafo e alegria, ela desabou na pista do Estádio Ícaro Castro Mello e dedicou sua vitória ao ex-treinador Jayme Netto, envolvido no escândalo de doping que a tirou do esporte por tanto tempo. Jayme foi banido do esporte após os casos de doping.
- Dedico essa vitória ao Jayme. Ele sempre foi um pai e um amigo para mim, nunca me deixou. Ele vai estar sempre no meu coração – disse, visivelmente emocionada.
Jayme sempre foi um pai e um amigo para mim, nunca me deixou. Estará sempre no meu coração"
Lucimara Silvestre
Em 2009, Lucimara Silvestre, Bruno Lins Tenório, Jorge Célio Senda, Josiane da Silva Tito e Luciana Santos foram submetidos a um exame antidoping surpresa da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e testaram positivo para o hormônio sintético eritropoietina. Todos os cinco atletas flagrados faziam parte da equipe Rede Atletismo, extinta após o episódio, e tiveram de cumprir dois anos de suspensão. A partir da tarde desta sexta-feira, Lucimara garante tudo isso já não faz mais parte de sua vida.
- Não quero lembrar mais de nada disso. Quem vive de passado é museu. Esse é o meu presente – afirmou.
O presente de Lucimara, no momento, está concentrado para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A atleta já tem vaga assegurada. O Mundial no entanto, escapou por muito pouco, mas nada que a deixe abatida depois de tanta coisa superada.
- Pensei em desistir inúmeras vezes. Mas sempre tive gente que acreditou ao meu lado. Estou exausta, cansada, mas sei que tudo isso vale a pena no final – afirmou.
Depois de passar noites em claro temendo que não conseguisse voltar a ser atleta, Bruno Tenório não poderia prever um retorno tão acima positivo, vencendo a prova dos 100m, na quinta-feira. Aliviado, Bruno confessou que voltou a se sentir um iniciante quando pisou de novo nas pistas do Estádio Ícaro Castro Mello.

Bruno Tenório no trofeu brasil (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com) 
Bruno Tenório busca vaga no 4x100m do Mundial
(Foto: Amanda Kestelman/Globoesporte.com)
 
- Eu não queria simplesmente voltar, eu queria dar uma reviravolta. Por isso continuei a treinar e me dedicar bastante. Me cuidar muito. Foi o que eu fiz. Esqueci todos os problemas, tudo que passei e só pensava em voltar, mas vou confessar que o retorno foi terrível em termos de ansiedade. Nas eliminatórias me senti um garoto, com o coração acelarado. Ganhar foi muito melhor do que eu podia imaginar – revelou.
Bruno segue em busca de um índice individual para o Pan-Americano e para o Mundial, já que ainda disputa a prova dos 200m. No revezamento 4x100m, ele tem vaga praticamente garantido na Coreia do Sul.
- Fiquei uns seis meses parado sem fazer nada, depois comecei com um trabalho pensando já na volta para a temporada 2011. Queria chegar bem ao Pan-Americano e espero também ir ao Mundial – disse.
Assim como a amiga Lucimara, Bruno quer deixar o período de suspensão no passado.
- O primeiro ano foi muito complicado. É difícil botar a cabeça no lugar e pensar na volta. Não guardo mágoa de ninguém, de forma alguma. Agora já passou – lembrou.

Via: Ge

Nenhum comentário:

Postar um comentário