quinta-feira, 18 de julho de 2013

SERRINHA DOS PINTOS/RN: SOBRE A PARTICIPAÇÃO NOS JERN'S 2013


COMO BLOGUEIRA...
Estive em Apodi durante 06 dias de competições (dias 06, 07, 08, 09, 10 e 12 do corrente mês) e pude ver que a participação das equipes Infantil e Juvenil de futsal da Escola Municipal Leís Gomes foi discreta, mais uma vez. Isso porque essas duas equipes não conseguiram obter nenhuma vitória diante de suas oponentes e portanto não conseguiram passar da primeira fase. Porém, vale destacar que o time Infantil, apesar de não ter vencido nenhuma partida, também não sofreu nenhuma goleada, empatando inclusive seu ultimo jogo diante de uma equipe da casa (Apodi); Os meninos do Infantil perderam para eles mesmos visto que deixaram o nervosismo tomar conta de si em sua primeira partida quando jogaram contra um time totalmente desfalcado, já na segundo jogo os garotos serrinhense abriram o placar e chegaram a fazer 3 x 1 no marcador permitindo, posteriormente, o empate e a menos de 30 segundos deixaram, em uma falha do ultimo homem, que o time adversário lhe tirasse o que seria ao menos o primeiro ponto da competição. Eles arrancaram a vitória daquele que julguei ser o melhor jogo da equipe serrinhense que presenciei até os dias atuais. E, por fim, na ultima partida, também jogando bem, mas com muitas falhas e sempre entregando a bola pelo meio e não concluindo quando tinham a chance, os meninos de serrinha sofreram o gol que abriu o placar já aos 06 minutos do segundo tempo. Após o gol, com mudanças ousadas na equipe chegou-se ao empate aos 30 segundos do apito final. Com esses resultados os Infantis de Serrinha deixaram a competição "abraçados" com o time de Apodi que dependia de uma vitória para continuar na disputa. Ainda vale ressaltar que a disparidade de porte físico e estatura entre os meninos que compunham a equipe Infantil serrinhense e seus adversários era visivelmente enorme. Mais parecia um time Mirim enfrentando times Infantis.
No tocante ao Juvenil da Leís Gomes, foram 03 jogos e 03 goleadas: 07 x 04; 05 x 02 e 05 x 00. Em termos de futebol apresentado, para quem acompanhou, não se pode dizer que o time serrinhense jogou mal, pode-se dizer que faltou conjunto, precisão na hora de definir, ritmo de jogo, garra e determinação por parte de 80% do elenco, pois aqui o porte e a estatura dos atletas eram equivalentes assim como o futebol executado, porém, em se tratando dos meninos de Serrinha faltava precisão nos chutes a gol, entendimento entre os jogadores e por não ter ritmo de jogo eles cansavam logo. A melhor campanha foi do Juvenil da Escola Estadual Francisco de Assis da Silva que consegiu se classificar para as oitavas de final depois de uma campanha na primeira fase de duas vitórias (07 x 03 e 12 x 1) e uma derrota 04 x 01. Nas oitavas de final perderam para uma equipe de Almino Afonso por 03 x 00. Mas ficou a impressão de que estamos no caminho certo e de que nossos alunos/atletas poderão fazer muito mais em futuro bem próximo.
COMO EDUCADORA FÍSICA DA ESCOLA MUNICIPAL LEÍS GOMES...
Por não trabalhar com modalidades as consequência se deram na forma de resultados negativos. Não posso atribuir esses resultados somente aos educandos. Faltaram mais treinos para que pudessem adquirir ritmo de jogo, conjunto e dessa forma se apresentarem melhor na competição. Faltou planejamento de uma esfera maior. Mas de qualquer forma, foi satisfatório e gratificante ver meus alunos, mais uma vez, tendo a oportunidade de participar do evento, pois o mais importante é oportunizá-los essa vivencia, essa troca de experiências, a construção de novas amizades e assim a aquisição de uma consciência mais apurada sobre importância que o esporte tem e representa em nossas vidas seja como instrumento competitivo, como meio de benefícios para nossa saúde ou simplesmente como ferramenta socializadora.
Durante os JERN'S 2013, em dado momento, pude entender que nem sempre o mais relevante é o resultado e sim, como a "batalha" se deu e, no geral estou satisfeita com a apresentação de meus alunos visto que uma coisa é estar na arquibancada e outra coisa bem diferente é estar dentro do campo/quadra.
Ainda como funcionária lotada na Secretaria de Educação desta cidade - Serrinha dos Pintos - agradeço ao empenho incansável da Secretária de Educação, Aucilene Carmo, pela atenção despendida junto a Prefeita Rosânia Teixeia na aquisição do transporte e de alimentação sempre que se fez necessários; da Diretora da Leís Gomes, Fátima Pereira, e da Coordenadora Zeine Helena no tocante a parte burocrática; a Vandro, por ter acompanhado as nossas equipes todos os dias e, especialmente, a Aristides Oliveira, Mobilizador do Esporte, pela colaboração e orientações valiozissimas junto ao alunos. Não poderia deixar de agradecer também aos pais que novamente a mim confiaram entregar seu filhos.
Algumas imagens registradas:

 

Seis longas e enfadonhas viagens












Nenhum comentário:

Postar um comentário